Largo da Carioca vai reunir serviços de RH

Padrão

No dia 7 de outubro, o Largo da Carioca vai se transformar em um centro de prestação de serviços para o mercado de trabalho. Nesta data, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) realizará a 10ª edição do “ABRH na Praça”, com o tema “Trabalho e Renda Agora!”. Como já é tradição, o projeto reunirá especialistas em Recursos Humanos que darão orientações gratuitas para trabalhadores, profissionais, microempresários e estudantes, além de oferecer mais de 2.400 oportunidades de emprego. E para comemorar os 10 anos da iniciativa, a ABRH-RJ traz duas novidades: a tenda para cadastramento de voluntariado para os Jogos Olímpicos e um espaço dedicado ao Jovem Aprendiz e Estagiário.

No primeiro núcleo, o público poderá se cadastrar para ser voluntário durante as Olimpíadas de 2016. Os interessados passarão por um processo de seleção. A segunda tenda é voltada para estudantes. Os que ainda não sabem qual carreira seguir terão à disposição orientação profissional, além de dicas sobre como preparar o primeiro currículo e como se comportar em entrevistas voltadas para vagas de Jovem Aprendiz e estágio.

– O ‘ABRH na Praça’ é uma iniciativa de responsabilidade e cidadania que oferecemos à população. É uma maneira de informar à população sobre as oportunidades que ainda estão abertas para grandes eventos e de qualificá-los para que possam conquistá-las. De forma gratuita, milhares de pessoas vão obter informações e orientações sobre o mercado de trabalho em plena praça pública. Sob a orientação de empresas e profissionais reconhecidos pelo mercado, vamos poder ajudar na inserção, reinserção e mudança de carreira dos participantes – destaca Paulo Sardinha, presidente da ABRH-RJ.

As nove tendas montadas receberão, das 8h às 17h, simultaneamente 950 pessoas de um público estimado de 35 mil participantes esperado ao longo do dia. Em cada uma das tendas serão desenvolvidas diferentes atividades nas áreas de empreendedorismo, responsabilidade social, saúde e qualidade de vida, orientação e qualificação profissional, trabalho e emprego, captação de currículos e legislação trabalhista.

Junto com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), por exemplo, será oferecido o serviço de emissão de carteira do trabalho na hora, além de cadastramento de currículo para duas mil oportunidades de emprego, nas áreas administrativa, transporte, comércio, serviços, entre outras. Além disso, estarão também abertas 600 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional. Para se inscrever nos cursos do Pronatec Trabalhador, os candidatos devem apresentar identidade, CPF e carteira de trabalho. Para os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria (renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família ou renda mensal total de até três salários mínimos), além dos documentos mencionados, será necessário estarem inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Para quem sonha em abrir o próprio negócio, o melhor é comparecer à tenda do Sebrae e se informar sobre “Abertura e Legalização de Empresas”, “Gestão e Planejamento Financeiro e Orientação para Crédito” e “Plano de Negócios”. No espaço da Firjan, estão previstas orientação profissional para quem quer trabalhar na indústria e apresentação de alternativas de geração de renda. Os visitantes também receberão informações sobre as áreas promissoras no estado e possibilidades de formação com enfoque em curso técnico.

A diretora de Responsabilidade Social da ABRH-RJ, Patrícia Pacheco, acredita que o evento é uma valiosa oportunidade de oferecer à população de maneira gratuita serviços relacionados à carreira e formação profissional, que muitas vezes são inacessíveis ou têm um alto custo.

– Este é um evento que junta responsabilidade social e Recursos Humanos. Poder oferecer ao público, através dessa ação social, serviços aos quais ele talvez não tivesse acesso sobre o mercado de trabalho e capacitação profissional, é uma oportunidade única. Essa é uma chance anual de ajudar as pessoas na busca de um trabalho decente e na capacitação e desenvolvimento da carreira. Quanto aos jovens aprendizes e aos estagiários, é uma honra poder ajudá-los a conseguir alguma experiência que os faça sair na frente na construção de um futuro promissor – frisa.

Serviços de saúde e atividades culturais

O ABRH na Praça contará com uma tenda exclusiva de serviços de saúde, priorizando ações na área de saúde preventiva. O público poderá aferir pressão, glicose, calcular o índice de massa corporal (IMC), que indica o risco de obesidade e receber orientações sobre nutrição. Sessões de ginástica laboral e exercícios de relaxamento para evitar nervosismo também serão oferecidos.

O lado cultural da programação será marcado por apresentações musicais e teatrais. Entre as atrações confirmadas, shows de canto lírico, dança e orquestra, e a encenação de esquetes da peça “Os Profissionais”, que leva para o palco, recheado de bom humor, circunstâncias reais do dia a dia dos profissionais de RH, como demissão, entrevistas e estresse no trabalho.

Neste ano o evento tem como patrocinadores SESI-RJ/SENAI-RJ, SEBRAE/RJ, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), ASSIM Saúde, Grupo COI, RHMED, Trabalho Já, Ranstad e Capemisa, além de apoio do Rio Voluntário.

Deixe uma resposta