As organizações privadas e públicas instaladas no estado do Rio de Janeiro e os estudantes, professores e instituições de ensino superior já podem se inscrever para a 35ª edição do Prêmio Ser Humano. A iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) que reconhece organizações que fizeram da gestão com pessoas um diferencial competitivo de seus negócios estreia uma nova categoria este ano, voltada para as organizações do terceiro setor. O Prêmio avalia práticas de sucesso que tenham ocorrido em processos de gestão com pessoas e que tenham sido concluídas de forma satisfatória, com resultados quantitativos e qualitativos.
A nova categoria se junta as já tradicionais Micro/Pequena Empresa, Média/Grande Empresa e Organização Pública, além do Trabalho Acadêmico, que premia alunos de graduação e de pós-graduação que estejam preparando sua monografia de conclusão de curso sobre o tema Gestão de Pessoas, juntamente com seus professores orientadores e instituições de ensino. Segundo José Carlos de Freitas, diretor de gestão da premiação, o objetivo com a novidade é mostrar que as ONGs podem ser exemplos de práticas inovadoras relacionadas à área de recursos humanos.
– No caso das organizações do terceiro setor, a exemplo das demais categorias, avaliaremos somente os resultados alcançados pelos programas e ações de gestão com pessoas desenvolvidos internamente. Não serão consideradas as ações externas que elas realizam – esclarece.
O presidente da ABRH-RJ, Paulo Sardinha, destaca que a qualidade das práticas apresentadas só vem aumentando a cada ano. Ele cita o exemplo da Hiperbárica Hospitalar, vencedora em 2013 da categoria Micro/Pequena Empresa, com o case “A utilização da alegria como oxigênio nos tratamentos interpessoais” e que conquistou em 2014 o Prêmio Oswaldo Checcia, da ABRH-Brasil e, este ano, o Prêmio Oscar Alvear Urrutia, promovido pela Federação Interamericana de Associações de Gestão Humana (FIDAGH).
– A recente conquista da Hiperbárica comprova que o Prêmio Ser Humano é uma fonte de práticas inovadoras e que trazem reais resultados para as organizações. Temos a certeza que teremos cases tão bons este ano – comemora Sardinha.
Avaliação
No processo para escolher os premiados há duas etapas. Na primeira fase, uma Comissão Avaliadora seleciona os cinco melhores concorrentes de cada categoria. Na segunda fase, os selecionados passam pelo crivo de uma Comissão Julgadora e pelo Júri Popular na internet que aponta os vencedores. Os cases e trabalhos finalistas ficam disponíveis no site da Associação. A conclusão da comissão julgadora terá peso de 80% e o do público de 20% em relação ao resultado final. Os premiados serão conhecidos em uma cerimônia que terá data e local divulgados posteriormente, onde receberão o troféu e o reconhecimento da comunidade de gestão com pessoas do estado do Rio de Janeiro.
– O prêmio é uma forma de homenagear aqueles que procuram fazer o melhor, além de mostrar para as outras empresas o quanto é importante investir em recursos humanos. Nós (gestores de RH) somos capazes de transformar as empresas, e é isso que queremos mostrar com o Prêmio Ser Humano – explica o presidente da ABRH-RJ. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2277-7752 ou www.abrhrj.org.br e vão até 31 de agosto.